Bexiga Hiperativa

Sintomas e Causas

A bexiga hiperativa costuma apresentar um ou mais sintomas, como:

  • Urgência para urinar;
  • Incontinência urinária com perda involuntária de urina;
  • Vontade de ir ao banheiro mais de oito vezes ao longo do dia;
  • Necessidade frequente de urinar durante a noite, interrompendo o sono mais de duas vezes – também conhecido como noctúria;

As causas da bexiga hiperativa se dividem em duas frentes:

  • Neurogênica: está relacionada a problemas neurológicos, como mal de Parkinson, esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais (AVC), traumatismos, tumores cerebrais, entre outros. Isso acontece porque o funcionamento da bexiga está diretamente ligado ao sistema nervoso central e quando a pessoa sofre de um problema neurológico esse sistema fica comprometido, podendo gerar a bexiga hiperativa.
  • Idiopática: é o nome que se dá quando não é identificada a causa, a origem do problema. Há teorias que relacionam a Síndrome à falta ou ao aumento de sensibilidade na bexiga, mas ainda não são conclusivas. 
Diário Miccional

Para ajudar na identificação da bexiga hiperativa, criamos uma ferramenta em que você poderá registrar sua rotina miccional. Para tanto, basta responder algumas perguntas, anotar os horários e volume do líquido ingerido dia a dia, e o nível de necessidade que tem para ir ao banheiro.

Lembre-se de que este diário miccional não fornece qualquer tipo de diagnóstico ou tratamento.  

Após identificar alguns dos sintomas da bexiga hiperativa, é indicado que consulte um urologista. Ele é o especialista ideal para avaliar a disfunção e solicitar exames complementares, como o teste urodinâmico (que realiza testes funcionais na bexiga). Se confirmado o diagnóstico, o ideal é que você receba orientações sobre alternativas de tratamento para seu caso.

Observação: O urologista é o especialista que trata os problemas ligados ao trato urinário, independentemente de sexo, atendendo homens e mulheres. 

Consulte um médico e tire suas dúvidas.

Clique aquie imprima o seu diário miccional.